Relaxação Lagrangeana Aplicada ao Problema de Cobertura por Hubs

Clayton Henrique Samora, Fábio Luiz Usberti, Christiano Lyra

Abstract


Este trabalho tem por objetivo investigar e propôr novas formulações para o problema de cobertura por hubs capacitado de alocação única com custo fixo. Este problema envolve a localização de nós hubs e a atribuição de nós de demandas aos hubs de modo que o tempo de percurso entre qualquer par de nós origem-destino não exceda a janela máxima de tempo e a capacidade de processamento dos hubs. Uma relaxação Lagrangeana é proposta e através do método do subgradiente são obtidos limitantes primais e duais. Para acelerar o método subgradiente, uma heurística construtiva primal fornece boas soluções de partida, além disso, foi realizada uma etapa de pré-processamento das instâncias para a eliminação de variáveis dos modelos. Experimentos computacionais foram realizados com um conjunto de instâncias reais da "Australian Post". Os resultados indicam que a relaxação lagrangeana proposta, quando comparada com a solução do modelo da literatura, foi capaz de aprimorar os limitantes primais e duais sob limites de tempo de execução e de consumo de memória.

Keywords


Problema de localização de hubs; Relaxação Lagrangeana; Heurística Construtiva

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DOI: https://doi.org/10.5540/tema.2018.019.03.547

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