Modelos Matemáticos para Otimização do Tráfego Urbano Semaforizado

Autores

  • Marcelo Lacortt Universidade de Passo Fundo, RS,BR
  • Moacir Kripka Universidade de Passo Fundo, RS,BR
  • Rosana Maria Luvezute Kripka Universidade de Passo Fundo, RS,BR

DOI:

https://doi.org/10.5540/tema.2013.014.03.0359

Resumo

Apresentam-se dois modelos matemáticos de otimização os quais, considerandoos dados do trânsito da região que se pretende otimizar, possibilitam fornecertempos de verde que visam minimizar o tempo de percurso veicular. Tambémsão apresentados os resultados computacionais obtidos com a investigação dessesmodelos em um estudo realizado na região central da cidade de Passo Fundo, RS.Os resultados apontam para uma melhora signicativa no uxo veicular, dandorespaldo a um possível emprego destes modelos em situação real.

Palavras-chave. Trânsito, Otimização Combinatória,Programação Semafórica.

Biografia do Autor

Marcelo Lacortt, Universidade de Passo Fundo, RS,BR

Instituto de Ciências Exatas e Geociências da UPF

Área da Matemática

Moacir Kripka, Universidade de Passo Fundo, RS,BR

Faculdade de Engenharia e Arquitetura

Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Engenharia Civil

Rosana Maria Luvezute Kripka, Universidade de Passo Fundo, RS,BR

Instituto de Ciências Exatas e Geociências da UPF

Área da Matemática

Referências

Referências

F.R. Barao, M. Kripka, R.M.L. Kripka, Modelagem Matematica para Coleta Seletiva no Municipio de Passo Fundo - RS, "Meta-heuristicas em Pesquisa Operacional"(H.S. Lopes and L.C.A. Rodrigues and M.T.A. Steiner, eds.), pp. 237-252, Omnipax, Curitiba, 2013.

Brasil, Manual de semáforos, 2. Ed, Brasília, Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), 1984.

Chile, Manual de señalización de tránsito. Disponível em: <http://www.subtrans.cl/ subtrans/ documentos/ senalizacion.html>. Acesso em: 1 out, 2011.

A. F. Gobbo, "Proposta de aplicação do sistema de inferência Neuro-Fuzzi pra otimização de trâfego", Dissertação Mestrado, CEFET, Curitiba, PR, 2005.

S. Kirkpatrick, C.D.Gelatt, M.P. Vecchi, Optimization by simulated annealing, Science, 220, No. 4598 (1983), 671-680.

M. Kripka, Discrete optimization of trusses by simulated annealing, Journal of the brazilian society of mechanical sciences and engineering, 26, No. 2 (2004), 170-173.

R.M.L. Kripka, M. Kripka, M.C. Silva, Formulação para o problema de alocação de salas de aula com minimização de deslocamentos. "XLIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional", Ubatuba, SP. Anais do XLIII SBPO, 2011.

M. Lacortt, "Modelagem matemática para otimização do tráfego urbano semaforizado", Dissertação Mestrado, Universidade de Passo Fundo -UPF, Passo Fundo, RS, 2011.

C. M. V. Lima, "Otimização de trânsito:Uma abordagem utilizando algoritmos genéticos", 2005. Disponível em: < http://www.cin.ufpe.br/ tg/2005-1/cmvl.doc>. Acesso em: 20 maio 2011.

MAPS, "Mapa da cidade de Passo Fundo". Google MAPS. Disponível em:<http://maps.google.com.br/>. Acesso em: 20 out 2011.

N. Metropolis et al, Equation of State Calculations by Fast Computing Machines,The Journal of Chemical Physics, 21, No. 6 (1953), 10871092.

J.C. Piai, S.G. de Cervantes, Um modelo para tráfego urbano e suas otimizações, "XVIII Congresso Brasileiro de Automática", Bonito-MS. Anais..., 2010.

D.I. Robertson, Research on Transyt ans Scoot methods of signal coordination, ITE Journal, em (CD ROM) ITE Digital Library, 1997, (1986), 36-40.

L. Vilanova, "SIRI: Um novo simulador para redes de semáforo", 2005. Disponível em: . Acesso em: 10 mar 2011.

P. C. M. Silva "Elementos do sistema de tráfego". 2001 Disponível em: <http://www.unb.br/ft/enc/ pagdisc/engtraf/ apostilas/APOSTILA1.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2011.

Downloads

Publicado

2013-11-24

Como Citar

Lacortt, M., Kripka, M., & Kripka, R. M. L. (2013). Modelos Matemáticos para Otimização do Tráfego Urbano Semaforizado. Trends in Computational and Applied Mathematics, 14(3), 359–372. https://doi.org/10.5540/tema.2013.014.03.0359

Edição

Seção

Artigo Original