Controle ótimo de Pragas: Modelos Linearizados, Funcional Quadrático
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2004.05.01.0145Resumo
O problema do controle ótimo de pragas com base no modelo presapredador generalizado foi considerado neste trabalho. A linearização do modelo considerado permitiu reduzir o problema formulado ao problema de síntese de controle para sistemas lineares com o funcional quadrático. Foram encontradas as fórmulas que relacionam os parâmetros do processo de transição do sistema com os coeficientes de peso do funcional. A aplicação dos algoritmos propostos para os modelos de Lotka-Volterra com competição entre presas e presa-predador do tipo Holling mostrou a eficiência das estratégias do controle que estabeleceram os sistemas no nível desejado abaixo de danos econômicos.Referências
[1] N. Athans, P. Falb, “P. Optimal Control: an Introduction to the Theory and its Aplications”, McGraw-Hill, New York, 1966.
P. De Bach, “P. Optimal Control: an Introduction to the Theory and its Aplications”, Cambrige University Press, Cambrige, 1974.
G. Edelstein, Keshet, “Mathematical Models in Biology”, Random House, 1988.
C. Feltrin e M. Rafikov, Aplicação da Função de Lyapunov num Problema de Controle ótimo, em “Seleta do XXII CNMAC”, Tendências em Matemática Aplicada e Computacional, Vol. 1, pp. 83-92, SBMAC, 2002.
A.N. Kolmogorov, Sulla teoria di Volterra della lotta er l’esistenza, G. Inst. Ital. Attuari., 7 (1936), 74-80.
K. Ogata, “Engenharia do controle moderno”, Addison Wesley, 1995.
M. Rafikov e C.C. Feltrin, Otimização do controle de pragas: método de funções de Lyapunov, em “Proceedings do Congresso Latino Americano de Biomatemática, X ALAB - V ELAEM”, pp. 71-80, IMECC-UNICAMP, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.