Um Estudo de Autômatos Celulares para o Espalhamento Geográfico de Epidemias com Parâmetro Fuzzy
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2004.05.01.0125Resumo
O modelo SIR (Suscetíveis-Infectados-Recuperados) clássico não considera explicitamente a dimensão espacial de transmissão da doença e assume que os indivíduos têm mesma chance de encontros entre si. Emmendorfer e Rodrigues [2] consideraram vizinhança local e efeitos não locais na evolução da doença, supondo que os contatos são aleatórios. Neste trabalho, o objetivo fundamental é utilizar sistemas fuzzy, baseados em regras ling¨uísticas, para incorporar os efeitos não locais e um modelo Autômato Celular para estudar o espalhamento geográfico da doença. Simulações numéricas foram realizadas e comparadas com aquelas obtidas por Emmendorfer e Rodrigues [2].Referências
[1] L. Edelstein-Keshet, “Mathematical Models in Biology”, McGraw-Hill, Inc, 1987.
L.R. Emmendorfer e L.A.D. Rodrigues, Um modelo de Autômatos Celulares para o Espalhamento Geográfico de Epidemias, Tendências em Matemática Aplicada e Computacional, 2 (2001), 73-80.
G.B. Ermentrout e L. Edelstein-Keshet, Cellular Automata Approaches to Biological Modeling, Theor. Biol., 160 (1993), 97-133.
W.O. Kermack e A.G. McKendrick, A contribution to the mathematical theory of epidemics, Proceedings of the Royal Society of London Series A, 15 (1927), 700 -721.
W. Pedrycz e F. Gomide, “An Introduction to Fuzzy Sets: Analysis and Design”, Massachusetts Institute of Technology, 1998.
F. Ribacionka, “Sistemas Computacionais baseados em Lógica Fuzzy”, Dissertação de Mestrado, Universidade Mackenzie, São Paulo, SP, 1999. (disponível em http://sites.uol.com.br/fribacio)
H.M. Yang, “Epidemiologia Matemática: estudo dos efeitos da vacinação em doenças de transmissão direta”, Editora da Unicamp, 2001.
L.A. Zadeh, Fuzzy Sets, Informat. Control, 8 (1965), 338-353.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.