Hipóteses Estatísticas Testadas por Diversos Softwares em Modelos com Dois Fatores
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2004.05.01.0117Resumo
O problema de interpretação das hipóteses testadas nos modelos com dois fatores cruzados e dados desbalanceados foi amplamente discutido com base no procedimento GLM do SAS (Iemma [1] e Mondardo [2]). Neste contexto, este trabalho teve como objetivo comparar os resultados de outros softwares estatísticos com aqueles fornecidos pelo procedimento GLM do SAS.Referências
[1] A.F. Iemma, Análise de variância de dados desbalanceados, em “4o Congresso Brasileiro de Usuários do SAS”, Universidade de São Paulo, 1995, 111p.
M. Mondardo, “Estimabilidade de Funções Paramétricas com Dados Desbalanceados Através do PROC-GLM do SAS: Aplicações à Pesquisa Agropecuária”, Dissertação de Mestrado, ESALQ, USP, Piracicaba, SP, 1994.
S.M. Oikawa, “Hipóteses Estatísticas com Dados Desbalanceados nos Modelos de Efeitos Fixos Hierarquizados em Presença ou não de Esquema Fatorial”, Tese de Doutorado, ESALQ, USP, Piracicaba, SP, 1998.
S.R. Searle, “Linear Models”, John Wiley & Sons, New York, 1971.
X, “SAS User’s guide: Statistics version 6 edition ”, Cary, SAS Institute, 1990, 846p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.