Técnicas da Pesquisa Operacional Aplicadas na Otimização do Fluxo de Pacientes do Sistema Único de Saúde do Estado do Paraná

Autores

  • C.T. Scarpin
  • G.J.C. Dias
  • M.T. Arns Steiner
  • V.E. Wilhelm
  • P.J. Steiner Neto

DOI:

https://doi.org/10.5540/tema.2007.08.02.0299

Resumo

O presente trabalho apresenta uma solução otimizada para o fluxo de pacientes que procuram atendimento junto ao Sistema único de Saúde (SUS) do Estado do Paraná, Brasil, cujas cidades de origem não possuem o procedimento médico necessário. A solução deve levar em consideração além do procedimento requerido, também, a hierarquia em relação à regionalização que, em ordem crescente é: cidade, micro-região, região/regional e macro-região, a partir do local de origem do usuário até o seu destino final, assim como a capacidade de atendimento do local de destino. A problemática consiste em obter a definição do fluxo ótimo dos usuários do SUS a partir do local de origem até os centros de atendimento mais próximos, obedecendo as restrições anteriormente mencionadas, de forma a atendê-los o mais rapidamente possível. Este objetivo pode ser alcançado através de um sistema computacional, contendo um algoritmo matemático, que organize e controle adequadamente os dados da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA); como conseq¨uência, obter-se-á a otimização dos recursos do SUS destinados aos municípios. A ferramenta desenvolvida, baseada em técnicas da Pesquisa Operacional, é de fácil acesso e de grande eficiência, apresentando resultados significativamente superiores aos atuais.

Referências

[1] R.H. Ballou, “Logística Empresarial”, Ed. Atlas, São Paulo, SP, 1993.

R.E. Campelo, N. Maculan, “Algoritmos e Heurísticas: Desenvolvimento e Avaliação de Performance”’, EDUFF, Niterói, RJ, 1994.

N. Christofides, “Graph Theory: an Algorithmic Approach”, Academic Press, London, 1975.

T.H. Cormen, E.C. Leiserson, L.R. Rivest, “Introduction to Algorithms”, MIT Press/McGraw-Hill, Cambridge, Massachusetts, 1990.

M.C. Goldbarg, H.P.L. Luna, “Otimização Combinatória e Programação Linear - Modelos e Algoritmos”, Editora Campus, RJ, 2000.

L.L. Lapin, “Quantitative Methods for Business Decisions”, Fort Worth, The Dryden Press, 1994.

Ministério da Saúde, Portaria GM no. 1101, Brasília, DF, Brasil, 2002.

C. Papadimitriou, K. Steiglitz, “Combinatorial Optimization-Algorithms and Complexity”, Dover Publications, Mineola, New York, 1999.

Downloads

Publicado

2007-08-13

Como Citar

Scarpin, C., Dias, G., Arns Steiner, M., Wilhelm, V., & Steiner Neto, P. (2007). Técnicas da Pesquisa Operacional Aplicadas na Otimização do Fluxo de Pacientes do Sistema Único de Saúde do Estado do Paraná. Trends in Computational and Applied Mathematics, 8(2), 299–308. https://doi.org/10.5540/tema.2007.08.02.0299

Edição

Seção

Artigo Original