Avaliação de Diferentes Abordagens na Solução do Problema de Equilíbrio Sólido-Líquido em Óleos Parafínicos

Autores

  • Leandro Blass Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Anderson L. J. Bihain Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Everson J. G. Silva Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • João F. V. Vasconcellos Instituto Politécnico - UERJ
  • Gustavo M. Platt Instituto Politécnico - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5540/tema.2020.021.01.1

Palavras-chave:

Modelo Multisólido. Deposição de cera. Equilíbrio sólidolíquido .

Resumo

Neste trabalho investigou-se a eficiência computacional na solução do problema de equilíbrio termodinâmico sólido-líquido (ESL) em óeos parafínicos. Foram avaliados diversos modelos termodinâmicos para a fase líquida: a equação de estado de Peng-Robinson (PR-EOS) e os modelos de coeficiente de atividade Wilson preditivo, UNIversal QUAsi Chemical (UNIQUAC) preditivo e UNIQUAC Functional-group Activity Coefficient (UNIFAC), além do modelo de solução ideal. A fase sólida é caracterizada pelo modelo multi sólido e a previsão de formação de fase sólida é inicialmente avaliada por um teste de estabilidade termodinâmica. Posteriormente, o sistema de equações não-lineares (SENL) formado pelas equações de equilíbrio termodinâmico e de balanço material é resolvido pelo método de Newton multivariável. Até onde pudemos verificar, não há estudos sistemáticos sobre o efeito do tipo de modelo (e sua complexidade) no tempo de computação necessário para a solução do problema. Por outro lado, tendo em conta o elevado número de componentes nas frações de petróleo estudadas, aspectos como a robustez (frente a diferentes estimativas iniciais) e tempo de computação são aspectos importantes neste contexto e que foram analisados neste trabalho.

Biografia do Autor

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Modelagem Matemática (Conceito CAPES 4) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011). Doutorado em Modelagem Computacional (Conceito CAPES 6) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Bagé/RS, concursado no curso de Licenciatura Matematica, ministra aulas em Cáculo diferencial Integral, Equações Diferenciais e Calculo Numérico. Tem experiência na área de modelagem dos fenômenos de transporte, com ênfase em Modelagem de deposição de parafinas em dutos de petróleo. Possui também experiência na modelagem e simulação dos fenômenos de transferência de calor em pavimentos flexíveis. Trabalha com os seguintes métodos numéricos: Diferenças Finitas e Volumes Finitos para resolução de equações diferenciais parciais.

Downloads

Publicado

2020-03-27

Como Citar

Blass, L., Bihain, A. L. J., Silva, E. J. G., Vasconcellos, J. F. V., & Platt, G. M. (2020). Avaliação de Diferentes Abordagens na Solução do Problema de Equilíbrio Sólido-Líquido em Óleos Parafínicos. Trends in Computational and Applied Mathematics, 21(1), 1. https://doi.org/10.5540/tema.2020.021.01.1

Edição

Seção

Artigo Original