Identificação do perfil da ionosfera utilizando lógica nebulosa: Parte I

Valdir Gil Pillat, Lamartine Nogueira Frutuoso Guimarães

Abstract


A ionossonda digital é um dos instrumentos que mede a densidade eletrônica da baixa ionosfera, através de rádio frequência, obtendo como resultado espectros de frequência em função da altura chamados ionogramas. A ionosfera pode ser analisada estudando-se alguns parâmetros críticos que indicam a altura da base da camada F(h'F), a frequência com o pico de densidade eletrônica na camada F (foF2) e a altura do pico de densidade eletrônica na camada F(hpF2). Até o presente momento, estes parâmetros são extraídos dos ionogramas de uma forma manual e dependente da interpretação de um analista. Devido à grande quantidade de dados coletados pelas ionossondas necessita-se de uma automatização deste processo de coleta e análise. Este trabalho propõe um modelo de apoio à decisão para o processo de análise dos dados coletados por ionossondas com o propósito de elevar a capacidade de compilação dos dados ionosféricos. A implementação do modelo de apoio à decisão foi estruturada em duas partes: a primeira parte propõe uma abordagem de lógica nebulosa para o problema de associação de dados, considerando as diferentes camadas ionosféricas. A segunda parte propõe o emprego de relação nebulosa como estrutura para a construção das regras de um sistema nebuloso especialista. Este trabalho apresenta apenas a primeira parte do modelo.

References


Berkey, F. T.; Sikdar, P. Studies of the temperate e-layer using a windowed fuzzy clustering technique. Proceedings of the 11th Ionospheric Effects Symposium, Alexandria, VA, 6B, n. Issue 3, p. A082, 2005.

Bittencourt, J. A. “The Low Latitude Ionosphere: A Dynamic Computer Model”, São José dos Campos: INPE, [INPE-5965-RPQ/674], p. 214, 1996.

Klir, G. J. “Fuzzy Sets and Fuzzy Logic: Theory and Applications”. Upper Saddle River, p. 563, 1995.

Macdougall, J.W.; Grant, I.F.; Shen, X. “The Canadian advanced digital ionosonde: design and results”. URSI INAG Ionospheric Station Inf. Bulletin, UAG-104, 1995.

Pillat, V. G.,“Estudo da ionosfera em baixas através do modelo computacional LION e comparação com parâmetros ionosféricos observados”. 160 p. Dissertação (Mestrado em Física e Astronomia), UNIVAP, São José dos Campos, 2006.

Pillat, V. G., Guimarães, L.N.F., Silva, J.D.S., Fagundes, P.R., Filtragem de dados de radar visando a aplicação de lógica nebulosa. WORCAP, 8, INPE, São José dos Campos, SP, 2008.

Pillat, V. G.; Fagundes, P. R., UDIDA UNIVAP DIGITAL IONOSONDE DATA ANALYSIS. VII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IV Encontro Americano de Pós-Graduação - EPG, 4, São José dos Campos, p. 1178-1184, 2004.

Tanaka, K. “Introduction to Fuzzy Logic Pratical applications”, New York, p. 148, 1997.

Tsai, L.-C.; Berkey, F. Ionogram analysis using fuzzy segmentation and connectedness techniques. Radio Sci., 35, p. 1173-1186, 2000.

Tsoukalas, L. H., Uhrig, R. E.“Fuzzy and Neural Approaches in Engineering”, Nova York, p. 600, 1997.




DOI: https://doi.org/10.5540/tema.2014.015.01.0047

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Refbacks

  • There are currently no refbacks.



Trends in Computational and Applied Mathematics

A publication of the Brazilian Society of Applied and Computational Mathematics (SBMAC)

 

Indexed in:

                       

         

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia