Um Modelo para Dinâmica Populacional em Meios Heterogêneos

V.O. Neves, L.A.D. Rodrigues, D.C. Mistro

Abstract


Em plantações economicamente importantes, as plantas estão em geral distribuídas em um padrão com textura regular e periódica. Neste trabalho, estudamos a influência do espaçamento e da alternância das plantas na dispersão de insetos herbívoros. Supomos que os insetos se movimentam microscopicamente por meio de uma pesquisa aleatória local representada por uma difusão clássica em uma escala macroscópica. O meio é periódico apresentando alternadamente uma região favorável e outra menos favorável com diferentes taxas de dispersão. As simulações deste modelo produzem um efeito cinético que demonstra visualmente a evolução de uma população no seu aspecto macroscópico. Questões como a heterogeneidade espacial podem ser incorporadas ao modelo discreto e testadas. A existência e estabilidade de padrões estacionários, periódicos ou ondas de invasão no plano são também facilmente observadas.

References


[1] M.H. Holmes, “Introduction to Perturbation Methods”, Springer-Verlag, New York, 1995.

J.B. Keller, Darcy’s Law for Flow in Porous Media and the Two-Space Method, em “Nonlinear Problems in Mechanics”, (R. Sternberg, ed.), pp. 429-443, Springer, 1980.

J.D. Murray, “Mathematical Biology”, Springer-Verlag, Berlin, 1993.

L.A.D. Rodrigues,“O Acaso e a Decisão: Modelos Matemáticos para Dispersão Populacional”, Tese de Doutorado, IMECC, UNICAMP, Campinas, SP, 1998.

N. Shigesada e K. Kawasaki, “Biology Invasions: Theory and Practice”, Oxford University Press, 1997.

N. Shigesada, K. Kawasaki e E. Teramoto, Traveling periodic waves in heterogeneous environments, Theorical Population Biology, 30 (1986), 143-160.




DOI: https://doi.org/10.5540/tema.2003.04.03.0341

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Refbacks

  • There are currently no refbacks.



Trends in Computational and Applied Mathematics

A publication of the Brazilian Society of Applied and Computational Mathematics (SBMAC)

 

Indexed in:

                       

         

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia