Variações do Método de Máxima Descida em Otimização Irrestrita

M. Sakamori, M. A. Gomes Ruggiero

Abstract


Neste trabalho propomos um novo algoritmo para otimização irrestrita onde a direção resulta de uma combinação linear das direções de máxima descida das duas iterações anteriores e os parâmetros que compõem esta combinação são os passos de Barzilai e Borwein nas versões direta e inversa. Algumas formas de realizar o controle de passo são também propostas e analisadas. Um único algoritmo resultante da nova direção com a melhor opção para controle de passo é testado com algoritmos clássicos para otimização irrestrita na resolução de um conjunto de problemas de quadrados mínimos. A ferramenta empregada no processo de comparação é o perfil de desempenho (performance profile) através da qual comprovamos o bom desempenho do método proposto frente aos demais processos que usam apenas informações de primeira ordem.

References


[1] J. Barzilai e J.M. Borwein, Two–point step size gradient methods, IMA Journal of Numerical Analysis, 8 (1988), 141-148.

M.S. Bazaraa e C.M. Shetty, “Nonlinear Programming - Theory and Algorithms”, Jonh Wiley and Sons, 1979.

E.D. Dolan e J.J.Moré, Benchmarking optimization software with performance profile, Math. Program., ser. A91 (2002), 201-213.

A. Friedlander, “Elementos de Programação Não Linear”, Ed. Unicamp, 1994. [5] J.J. Moré, B.S. Garbow e K.E. Hillstrom, Testing unconstrained optimization software, ACM Transactions on Mathematical Software, 7 (1981), 17-41.

D. Hanselman e B. Littlefield, “MatLab 6”, Prentice Hall, 2003.

G. Strang, “Linear Algebra and its Applications”, Harcourt Brace Jovanovich, 1988.




DOI: https://doi.org/10.5540/tema.2005.06.02.0285

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Refbacks

  • There are currently no refbacks.



Trends in Computational and Applied Mathematics

A publication of the Brazilian Society of Applied and Computational Mathematics (SBMAC)

 

Indexed in:

                       

         

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia