O Processo de Otimização Ant System com Redução no Raio de Busca

A. de Vicente

Abstract


Este artigo apresenta um processo heurístico de otimização para funções reais, que simula o comportamento de uma espécie de formiga à procura de alimentos, processo conhecido como Ant Colony Optimization (ACO) ou Ant System (AS). Esta espécie de formiga é caracterizada por uma estratégia de caça onde cada indivíduo demarca pequenas regiões de busca em torno da colônia, de modo a cobrir todo o espaço em torno da mesma. Além disso, a colônia é mudada periodicamente de lugar à medida que o alimento se torna escasso, o que significa que a pesquisa é feita tanto local quanto globalmente na região que cerca tal colônia. Em experimentos realizados com algumas funções reais clássicas utilizadas para testes o algoritmo mostrou um excelente desempenho fornecendo sempre uma solução idêntica ou melhor do que a solução obtida por outros algoritmos similares.

References


[1] M. Monmarché, G. Venturini e M Slimane, On How the Ants Pachycondyla apicalis Are Suggesting a New Search Algorithm, Laboratoire d’Informatique, Université de Tours, France, Internal Repport 214, E3i January 1999, 17p.

M. Dorigo e M.G. Luca, Ant Colony for the Traveling Salesman Problem BioSystem 1997, 10p.

A. de Vicente, “Um Modelo Matemático para a Estruturação de um Sistema de Produção Agrícola Integrado”, Tese de Doutorado, UFSC 1999, 118p.

M. Wodrich, “An Empirical Investigation into an Ant Colony Metaphor for Continuous Function Optimisation”, Undergraduate thesis,The Department of Electrical and Electronic Engineering, University of Cape Town, 1996.




DOI: https://doi.org/10.5540/tema.2006.07.01.0159

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Refbacks

  • There are currently no refbacks.



Trends in Computational and Applied Mathematics

A publication of the Brazilian Society of Applied and Computational Mathematics (SBMAC)

 

Indexed in:

                       

         

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia