Método dos Mínimos Quadrados Complexos: Aplicações ao Estudo por Impedância Eletroquímica da Corrosão em Ligas de Titânio

J.M.V. Capela, M.V. Capela, R. Magnani

Abstract


O método dos Mínimos Quadrados Complexos é utilizado para a estima ção de parâmetros de impedância eletroquímica. Este método pressupõe que as partes real e imaginária da impedância sejam independentes, o que em geral não é verdadeiro em experimentos eletroquímicos. O objetivo deste trabalho é apresentar um critério de estimação de parâmetros mais geral, de tal forma que a correlação entre as partes real e imaginária da impedância não seja desprezada. Além disso, procurou-se estabelecer um modelo de regressão adequado à impedância de um sistema eletroquímico experimental constituído por uma liga metálica de Titânio imersa em uma solução de cloreto de sódio a 0,9%.

References


[1] D.M. Bates, D.G.Watts, “Nonlinear Regression Analysis and its Applications”, John Wiley, New York, 1988.

B.A. Boukamp, A nonlinear least squares fit procedure for analysis of immitance data of electrochemical systems. Solid State Ionics, 20 (1986) 31-44.

J.M.V. Capela, M.V. Capela, R. Magnani, Generalização de um modelo linear de impedância eletroquímica. Eclet. Quim., 28 (2003) 63-67.

R.C. Dorf, R.H. Bishop, “Sistemas de Controle Moderno”, LTC, Rio de Janeiro, 2001.

R. De Levie, On impedance of electrodes with rough interfaces. J. Electroanal. Chem., 261 (1989) 1-9.

D.D. Macdonald, E. Sikora, G. Engelhardt, Characterizing electrochemical systems in the frequency domain. Electrochim. Acta, 43 (1998) 87-107.

J.R. Macdonald, J. Schoonman,P.A. Lehnen, The applicability and power of complex nonlinear least squares for the analysis of impedance and admittance data. J. Electroanal. Chem., 131 (1982) 77-95.




DOI: https://doi.org/10.5540/tema.2006.07.02.0229

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Refbacks

  • There are currently no refbacks.



Trends in Computational and Applied Mathematics

A publication of the Brazilian Society of Applied and Computational Mathematics (SBMAC)

 

Indexed in:

                       

         

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia