Um Modelo Matemático Discreto para a Dispersão da Leptospirose em uma População de Ratos

L.A. Rodrigues, D.C. Mistro, S.M.H. Centenaro

Abstract


Neste trabalho, propomos um modelo matemático para descrever a dinâmica de uma epidemia de leptospirose em uma população de ratos. O objetivo é estudar o comportamento das soluções com relação a questões essenciais no estudo de uma epidemia, tais como velocidade de propagação e o seu padrão de espalhamento espacial. Consideramos um modelo SI discreto espacialmente estruturado como um reticulado bidimensional de coordenadas inteiras. Em cada vértice desse reticulado, a população será classificada em dois estados: suscetíveis e infectados. O modelo prevê soluções estáveis, periódicas e caóticas.

References


[1] L.J.S. Allen, Some Discrete-Time SI, SIR, and SIS Epidemic Models, Mathematical Biosciences, 124 (1994), 83-105.

S.M.H. Centenaro, “Um Modelo Matemático Discreto para a Dispersão da Leptospirose em uma População de Ratos”, Dissertação de Mestrado, DEFEMUNIJUÍ, Ijuí, RS, 2007.

C.D. De Paula, “Dinâmica Populacional da Leptospirose em Capivaras (Hydrochaeris hydrochaeris) de Vida Livre”, Dissertação de Mestrado, Depto. de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, USP, São Paulo, SP, 2003.

L. Edelstein-Keshet, “Mathematical Models in Biology”, Random House, New York, 1988.

M.P. Hassell, H.N. Comins, R.M. May, Spatial structure and chaos in insect population dynamics, Nature, 353, (1991), 255-258.

E.E. Holmes, Basic Epidemiological Concepts in a Spatial Context. In “Spatial Ecology: The Role of Space in Population Dynamics and Interspecific Interactions” (D. Tilman, P. Kareiva, eds.) pp. 111-136, Princeton University Press, Princeton, 1997.

N. Shigesada, K. Kawasaki, “Biological Invasions: Theory and Practice”, Oxford University Press, 1997.

R.V. Sol´e, J. Bascompte, “Self-Organization in Complex Ecosystems”, Princeton University Press, Princeton, 2006.

W.S. Tassinari, D.C.P. Pellegrini, P.C. Sabroza, M.S. Carvalho, Distribui¸c˜ao espacial da leptospirose no munic´ıpio do Rio de Janeiro, Brasil, ao longo dos anos de 1996-1999, Cadernos de Sa´ude P´ublica, 20, No. 6 (2004), 1721-1729.




DOI: https://doi.org/10.5540/tema.2008.09.01.0155

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Refbacks

  • There are currently no refbacks.



Trends in Computational and Applied Mathematics

A publication of the Brazilian Society of Applied and Computational Mathematics (SBMAC)

 

Indexed in:

                       

         

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia